I Seminário Nacional de Educação de Surdos - Desafios e possibilidades

Organização: Escola para Surdos Dulce de Oliveira
Local: Centro Cultural José Maria Barra em Uberaba - Minas Gerais
Brasil
O I Seminário Nacional de Educação de Surdos tem como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos dos profissionais envolvidos no processo de inclusão educacional e social da pessoa surda, levando-os à reflexão, contribuindo, assim, com a melhoria da qualidade do ensino para surdos.
Para quem é?
Educadores, profissionais e alunos dos cursos de Magistério, Letras, Pedagogia, Licenciaturas, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, surdos e interessados no tema.
Desafios e Possibilidades
A educação para surdos é um desafio que gera discussões relacionadas ao âmbito educacional e social. O direito de se comunicar e aprender por meio da língua de sinais gera questões que se relacionam à história de fracasso escolar de alunos surdos, apesar de vivenciarem um longo período de escolarização. Histórias de evasão, repetência, aprendizado da língua oral, escrita do português como segunda língua, problemas de comunicação entre ouvintes e surdos, o não aprendizado da Língua de Sinais em tenra idade, a necessidade do surdo ser bilíngue, a construção da identidade e subjetividade do surdo são alguns pontos críticos sobre a surdez.
A Escola para Surdos Dulce de Oliveira reconhece a relevância e a necessidade de propor um espaço de estudo e reflexão sobre esses temas, contribuindo para a formação inicial ou continuada dos profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o surdo, proporcionando uma prática pedagógica que atenda às especificidades desses alunos.
O I Seminário Nacional de Educação de Surdos, Desafios e Possibilidades, promovido pela Escola para Surdos Dulce de Oliveira em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, oferecerá formação específica na área da surdez para os profissionais e pessoas interessadas pelo tema. As propostas apresentadas no Seminário contribuirão para a construção de novos paradigmas sobre a surdez, a Língua de sinais e seus usuários.

Comentários