LIBRAS NÃO É LINGUA???????

Pessoinhas, faço parte de um grupo de Tradutores e Intérpretes na rede, achei interessante o que uma de nossas colegas comentou sobre  o que aconteceu com uma amiga na cidade de Canaquã, no RS....por favor leiam e divulguem.

Olá colegas e amigos,

Venho com total indignação informá-los do ocorrido no dia de ontem no município que trabalho.
Em reunião pedagógica, convidamos um nome de destaque na educação inclusiva para palestrar, tendo como tema exatamente a educação inclusiva, pois nosso municipio é pequeno e a nossa realidade é a inclusao nas escolas regulares, trabalho este que fazemos com muita dedicação e respeito com a diferença de cada aluno.
Pois bem, tamanho é o comprometimento de nossa educação inclusiva que tentamos buscar o maximo de informações para que a qualidade desta, que é MUITO dificil na pratica, possa melhorar sempre.

A palestrante foi a senhora *Rossana Ramos*, cujo blog pode ser conferido[mae.jpg]
http://rossanaramos13.blogspot.com/, que alem de teus titulos é escritora de livros infantis e SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR, tambem é responsável pelo o forum de inclusao da Revista Escola,orientando e respondendo questoes de pais e professores de TODO O BRASIL sobre o assunto; esta pessoa tambem viaja pelo pais palestrando sobre a inclusao.

O motivo de minha indignação? A Sra. palestrante alem de salientar que o atendimento especial é inutil, tanto quanto as escolas especiais, TODOS os alunos devem estar em sala de aula , sem nenhum outro tipo de suporte (exceto casos muito extremos) , que ALGUMA COISA com certeza ele acabará aprendendo. Só essas afirmações já fizeram eu ficar extremamente desconfortável na cadeira... Porem, o melhor estava por vir: esta ilustrissima senhora, mestre , doutora e nome de referencia atualmente na educação inclusiva, afirma com todas as letras que LIBRAS não é LINGUA, que ela como linguista sabe muito bem disso, que a lei de Libras é uma PIADA, criada apenas por pressao de uma cupula. E foi além: SURDO TEM QUE SER ORALIZADO, pois aí sim aprenderá de verdade como qualquer outra pessoa, QUE
LINGUA DE SINAIS NAO É MEIO DE APRENDIZADO PARA NINGUEM.

Colegas, nao preciso dizer tamanha foi minha ofensa e indignação. Após tentar argumentar eu desisti. Pois fomos chamados de desinformados e desatualizados na educação atual.

Quero repartir com vcs esta experiencia. Pois eu fiquei sim hiper ofendida com as baboseiras que a tal doutora falou. Mas tenho total convicção da caminhada da comunidade surda e de tudo que já li e presenciei neste assunto. Porém, temo que, essas ideias sejam disseminadas pelo Brasil, nos
ouvidos de quem nao conhece a realidade do surdo e da Lingua de Sinais. É uma vergonha uma pessoa que represente a inclusão ter esta postura.

Eu humildemente aqui no interior tento fazer a minha parte na luta da comunidade surda e da Lingua de Sinais, porem, todos vocês colegas e amigos que tem mais influencia neste meio, gostaria que repassem a postura vergonhosa deste ser. Pois as vezes contratamos e compramos livros de pessoas que nem sabemos direito quem é, e acabamos dando apoio a quem, obviamente, nao merece.
Obrigada pela atenção!

Liziane
Fonte: Yahoo Grupos. Mensagem de  Cris Laguna 09/05/2011

Comentários

  1. Nao concordo que voce fez comentario,mas como você nao sabe o que é linguas de sinais brasileira,porque não conheceu e nao pesquisou sobre libras,para que você que está falando coisas mito e inventar demais

    ResponderExcluir

Postar um comentário