SURDO PODE DIRIGIR


Deficiente auditivo pode dirigir

Matéria de:10/2008

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil existem aproximadamente 5,7 milhões de deficientes auditivos, porém, nem todos possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em virtude da desinformação, do medo e da falta de incentivo por parte dos familiares.

Mas segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) a CNH pode ser adquirida por qualquer pessoa que consiga passar nos exames necessários.

O candidato portador de algum tipo de limitação física, que não interfira na capacidade de dirigir, pode conduzir, desde que o veículo seja adaptado. Além disso, uma junta de médicos examina a extensão da deficiência e desenvoltura do candidato.

No caso de deficientes auditivos, é possível habilitar-se nas categorias A e B, para conduzir motos e carros de passeio. Por meio de um conta-giros, o surdo pode acompanhar visualmente a aceleração.

--------------------------------------------------------------------------------


O passo-a-passo da habilitação especial

Para requerer a CNH especial, é necessário ter pelo menos 18 anos, ser alfabetizado, levar original e cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência e uma foto 3x4 colorida com fundo branco em uma clínica credenciada autorizada (os endereços das clínicas no Estado de São Paulo estão no site www.detran.sp.gov.br/enderecos/enderecos.asp), para realizar os exames médico e psicotécnico para deficientes.

De acordo com o médico especialista em Medicina de Trânsito, Eugênio Geraldo Dias, a acuidade auditiva pode ser avaliada submetendo o candidato à prova da voz coloquial. “A uma distância de dois metros, o médico profere algumas palavras de costas, para que não haja leitura labial, e confere se o candidato é capaz de ouvir”, explica.

No caso de reprovação nesse exame, o médico solicitará a realização de uma audiometria tonal aérea, exame que mede a intensidade da perda auditiva. “No caso de uma perda na orelha igual ou superior a 40 decibéis (dB), somente é possível obter a CNH especial com a realização de exames
otoneurológicos”, afirma.

Após o resultado do exame, é preciso fazer a matrícula em um Centro de Formação de Condutores (CFC). A lista também é encontrada no site dos Detran´s. Tanto para a realização dos exames como para o curso CFC, é recomendado que o deficiente auditivo vá acompanhado.

Em seguida, é preciso procurar uma auto-escola que esteja apta a atender um deficiente auditivo. Lá, a pessoa será encaminhada para realizar o exame teórico. “Temos funcionários que se comunicam em libras para orientar o deficiente auditivo sobre os procedimentos. Depois de passar na prova teórica, o candidato freqüenta as aulas práticas, assim como outros alunos”, explica a gerente de uma auto-escola de Sorocaba, no interior de São Paulo, Carmen Ibanez Nieri.

Para o teste prático, o surdo faz o chamado exame de banca especial, em que os portadores de diferentes tipos de deficiência são reunidos para a última etapa do processo de obtenção da CNH.

Cada cidade possui um local e dias específicos para a realização dessa prova, que são agendados diretamente pela auto-escola. O deficiente auditivo realiza a baliza e, posteriormente, faz o percurso acompanhado pelo examinador e pelo médico de trânsito. “Precisamos acompanhar porque somos nós que encaminhamos as pessoas para a banca especial. Além disso, checamos se as adaptações do carro estão de acordo com a deficiência constatada”, explica o médico Dias. A presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Surdos de Sorocaba (Asus), Teresa Cristina Leança Soares Alves, é deficiente auditiva desde criança, após ter contraído meningite. “Sem aparelho eu não ouço nada, mas consegui recuperar a fala porque fiz fonoaudiologia até 12 anos”.

Em 1994, Teresa obteve sua primeira CNH. Segundo ela, para que o surdo não encontre dificuldades, é preciso se comunicar. “Eu não tive problemas porque sei ler. Meu irmão e meu pai me ajudavam a entender as palavras mais específicas”, disse.

Já o presidente da Asus, Fabrício Murakami Redondaro, destacou, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), enquanto Teresa o interpretava, que é indispensável que as auto-escolas e CFC’s utilizem a libras para facilitar a comunicação dos deficientes auditivos. “Ter CNH é muito importante para mim, pois posso trabalhar como qualquer outra pessoa.

Somos todos iguais e é por essa mesma razão que lutamos pela inclusão dos surdos e a conquista dos mesmos direitos que outros deficientes têm, como a isenção de impostos durante a aquisição de um automóvel novo”, destaca.


Identificação dos automóveis



Segundo a lei nº 8.160, de 8 de janeiro de 1991, é obrigatória a colocação, de forma visível, do "Símbolo Internacional de Surdez" em todos os locais que possibilitem o acesso, a circulação e a utilização por pessoas portadoras de deficiência auditiva.

O mesmo símbolo também pode ser colocado no vidro traseiro do automóvel conduzido por deficientes auditivos, permitindo que outros motoristas possam identificar que o condutor é surdo e o respeitem, fazendo sinalização visual com lanterna de faróis altos, em vez de utilizar buzinas e sirenes. Também pode ser colocado no vidro dianteiro para que policiais ou oficiais também possam identificar, o que garante uma comunicação melhor e evita desentendimentos.

Fonte: www.marinhodespachantes.com

Comentários

  1. Todo o procedimento descrito na postagem esta corretissimo, e prima pela riqueza dos detalhes, mas gostaria de acrescentar, que para o deficiente auditivo não necessita de veículo adaptado, portando não precisa procurar uma autoescola especializada, podendo procurar qualquer uma para se habilitar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada " anônimo", risos, vou acrescentar suas informações.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é show !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou deficiente auditiva, já adquiri minha CNH, provei minha deficiência e tudo, gostaria de saber se minha CNH é especial, pois tem nas observações: A, X não sei o q significa.
    Keite.

    ResponderExcluir
  5. Keite, você é categoria B, que conduz carro de passeio. Na sua carteira deve constar o seguinte:
    "Somente categoria ou "B" condutor surdo
    Uso obrigatório de otofone ou protese auditiva."
    E deve ter um adesivo da surdez colado na parte traseira do seu carro.
    Qual a sua cidade e estado?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tenho um amigo surdo que não é alfabetizado. Conhece apenas poucas palavras. É necessário mesmo que ele saiba ler para que possa tirar a CNH?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom artigo !!!!Sou estudante e estou fazendo um trabalho de conclusao de curso sobre inclusao social de surdos. Se alguem tiver algum amigo surdo para poder contribuir com nossa pesquisa, favor enviar email pra leandrosinhorelli@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  8. SAO PAULO 29 DE OUTUBRO DE 2011 - BRASIL
    .

    SURDO MUDO) web - VC - camera - bate papo


    OLA


    TUDO BEM?
    FELIZ ANIVERSARIO MUITO ANOS DE VIDA E MUITA SAUDE E TUDO DE BOM.
    UM GRANDE E FORTE ABENÇOES E FICA COM DEUS.
    MUITAS BEIJOS .
    EU ABENÇOES VOCE FAMILIA


    JOAO BATISTA VIEIRA SILVA
    www.msn : joaobatistavieirasilva@hotmail.com
    www.facebook : joaobatistavieirasilva@hotmail.com
    WWW.TWITTER / JOAOBATISTAVIEIRASILVA@HOTMAIL.COM

    ME PASSA SEU PRA MIM POR FAVOR?
    BEIJOS
    GRANDE SAUDE FORTE ABRAÇO DA FAMILIAS.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  9. Val foi fazer meu Artigo Cientifíco sobre este assunto da CNH para surdos, gostei das suas informações. Bjs, Sinara

    ResponderExcluir
  10. Maseas, o surdo precisa ser letrado. Ou seja, ele precisa conhecer pelo menos os textos que circulam no cotidiano.Mesmo que ele tenha uma intérprete de Libras participando das aulas, ela não poderá interpretar tudo na hora da prova.Abraços...Valpimentinha

    ResponderExcluir
  11. tenho problemas auditivo esculto pouco queria trocar minha categoria de b para d mas o clinico falou que eu nao popço dirigir desse jeito qual providencia devo tomar nao tenho condisoers de comprar um aparelho no momento

    ResponderExcluir
  12. Tenho um amigo que recebe auxílio-acidente (INSS) por perda auditiva e é motorista na justiça federal, com exigência da carteira D, ele pode ser prejudicado na renovação da carteira?

    ResponderExcluir
  13. Keite, as letras A e X significam:
    A= obrigatório uso de lentes corretivas
    x= outras restriçoes

    Pessoal estou terminando minha pós em libras estou fazendo meu tcc e colocando as dificuldades do surdo em tirar habilitação caso tenham algum material p me ajudar ficaria muito grato...
    mateuscfc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela colaboração Alex...! Se eu souber de algum material te envio..
    Melhor..vou fazer um post de informações para te ajudar ok?
    Beijos sinalizados

    ResponderExcluir
  15. Por favor, poderiam colocar quais leis tem base para os surdos e D.A dirigirem? Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. sou surda e tenho carteira de motorista com restriçoes, preciso usar o aparelho auditivo. nao posso ter carteira profissional mesmo com aparelho. Precisei fazer uma audiometria com aparelho pois é exigido um minimo de audiçao para poder dirigir.

    ResponderExcluir
  17. Sou surdo, posso tirar a cnh de moto. Já tenho a de carro.

    ResponderExcluir
  18. Ola, tenho um irmão que é surdo e mudo e ele esta querendo tirar CNH no verso dela vem alguma letra de observação?
    Desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
  19. interessante as trocas de experiências, pretendo fazer um curso de LIBRAS, apenas porque gosto...mas não sei certo qual, pego algumas dicas no you tube. se alguém tiver uma dica de algo bom. agradeço

    ResponderExcluir
  20. Bira, vai para o site da Prime Cursos do Brasil, lá tem um curso básico de LIBRAS

    ResponderExcluir
  21. eu trabalho em auto escola sou instrutor de transito e vou fazer um curso de libras para poder dar aula para portadores dessa deficiencia , muito bom esse site todos nos temos o direito e acapacidade para dirigir sem mais abraço.

    ResponderExcluir
  22. Nossa, que bacana João Paulo...fico feliz por se interessar pela língua.È tão difícil encontrarmos homens interessados em aprender! Boa sorte!
    Abraços sinalizados!

    ResponderExcluir
  23. Olá Val!
    Tive a informação de que hoje em dia o carro do surdo deve ter um emplacamento diferenciado com a placa de cor azul!
    Sempre soube que era necessario apenas identificar o carro com o adesivo original do DETRAN mostrando que o motorista é surdo ou D.A.
    Essa informação do emplacamento diferenciado confere? Você sabe algo sobre isso??

    ResponderExcluir
  24. Uma dúvida: A pessoal completamente surda pode obter a CNH ou só aqueles que com o uso de aparelho conseguem ouvir alguma coisa? E como se dá o treinamento prático já que o aluno surdo precisaria olhar para o lado a fim de entender as orientações do instrutor em LIBRAS?

    ResponderExcluir
  25. thiagosales24_@hotmail.com.br20 de junho de 2014 às 10:18

    Eu sou surdo parcial ouvido bem mas eu quero trabalhar motorista' E' futuro melhora surdo aí dirigir bem...resposta?

    ResponderExcluir
  26. olá eu tenho deficiencia auditivo e uso aparelho de ouvido e tenho habilitação a mais 2 anos e tenho tenho intesse de mudar categoria pra D pode?

    ResponderExcluir
  27. ola tenho problema auditivo no ouvido direito e vou fazer exame medico para o Detran sera que vou conseguir passar o psicotécnico?

    ResponderExcluir
  28. Bom Dia!
    Gostei muito do blog e da iniciativa de acessibilidade. Gostaria de apresentar a empresa Educatran que tem Auto escola e Curso de Formação de condutores com profissionais com comunicação em Libras.
    Trabalhamos com todas as categorias, A, B, D e E.
    Quem sabe podemos fazer uma matéria com mais detalhes no assunto?
    Aguardo seu contato para poder difundir essa novidade.

    ResponderExcluir
  29. Kelly vamos sim, mandei uma mensagem in box para você! Beijinhos sinalizados!
    Segue meu e-mal: valpimentinha@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário